D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, novembro 07, 2006

Napoleão e os frangos


Napoleão Bonaparte era, em termos alimentares, um modelo de sobriedade, bem longe do perfil megalómano que lhe é reconhecido em termos de conquistas militares. Na composição das suas ementas diárias não havia muito maior refinamento do que nas de um simples soldado. Despachava as refeições com um rigor militar, não excedendo 15 minutos para cada uma. Somente ao domingo, quando estava com a família, se prestava a uma refeição um pouco mais prolongada.

De tal forma vivia alheio aos prazeres da mesa que, certa vez, ter-se-á esquecido do jantar, de tal forma estava empenhado nos seus afazeres. Os moços de cozinha do palácio, esmerados no seu serviço, foram colocando sucessivamente no espeto 23 frangos, preocupados com estavam em servir comida quente ao seu Imperador!


Curiosidade da autoria de Carlos Fonseca, 9ºE


1 comentário:

zoltrix disse...

Curiosamente foi Napoleão que introduziu pela primeira vez a comida pré-cozinhada, ou seja o "Fast Food"! Chamaram-lhe rações de combate, pois era para os soldados não perderem tempo...
Os Ingleses foram logo atrás da inovação e ainda hoje se discute qual dos dois países tem a primazia dessa invenção já que os métodos utilizados eram diferentes.
As primeiras rações de combate eram em boiões de vidro esterelizados....
Não tenho agora tempo para descobrir a fonte desta informação mas tenho a certeza que tão bons historiadores como vocês a deverão encontrar.
Um abraço e continuem com este EXCELENTE blogue!