D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

PRÉMIO NOBEL


O Nobel é um prémio internacional entregue anualmente às pessoas que mais se distinguiram na área da Química, da Física, da Medicina, da Literatura e da Paz Mundial.
Foi entregue pela primeira vez em 1901, quando finalmente se pôs em prática aquilo que era pedido pelo químico sueco Alfred Nobel no seu testamento.

E em que consiste o prémio?

O prémio consiste numa enorme quantidade de dinheiro.
Esse dinheiro provém dos lucros que a enorme fortuna de Alfred Nobel que é gerida pela Fundação Nobel. Todos os anos dividem esse dinheiro em cinco partes e distribuem-no pelos vencedores do prémio.
Os vencedores dos primeiros quatro prémios são escolhidos por especialistas suecos em cada uma das áreas.
Por seu turno, o mais conhecido, o Prémio Nobel da Paz, é atribuído por uma comissão do parlamento norueguês.
No seu testamento, Nobel refere que «...não se deve ter em conta a nacionalidade dos candidatos, quem deverá receber o prémio é o mais digno, independentemente se é escandinavo ou não».Por isso qualquer pessoa no mundo o pode receber.
O primeiro Nobel da Paz foi concedido em 1901 e dividido entre duas pessoas, o suíço Henri Dunant, que fundou a Cruz Vermelha, e o francês Frédéric Passy, criador da Sociedade Francesa Para a Paz.
O testamento de Nobel dizia ainda que os prémios deveriam ser distribuídos da seguinte forma:
- «...uma parte para a pessoa que tenha realizado o descobrimento ou o invento mais importante no campo da Física;»- «uma parte à pessoa que tenha realizado o descobrimento ou melhoramento mais importante em Química;»- «uma parte para a pessoa que tenha realizado o descobrimento mais importante no domínio da Fisiologia ou Medicina;»- «uma parte para a pessoa que tenha produzido, no campo da Literatura, a obra mais notável de tendência idealista;»- «e uma parte para a pessoa que tenha levado a cabo o maior ou melhor trabalho em favor da fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e pela celebração e fomento de congressos pela Paz».
Os Prémios Nobel de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e o prémio de Economia são formalmente entregues pelo rei sueco, numa cerimónia no Palácio de Concertos de Estocolmo, no dia 10 de Dezembro - o aniversário da morte de Alfred Nobel.
Ramos Horta e D. Ximenes Belo receberam o Prémio Nobel da Paz pelo seu trabalho em Timor-Leste.
A entrega do Prémio Nobel da Paz tem lugar, no mesmo dia, na Câmara Municipal de Oslo, na Noruega.
Cada premiado recebe uma medalha Nobel em ouro e um diploma Nobel. A importância do prémio, varia segundo as receitas da Fundação obtidas nesse ano.
Nasceu assim o Prémio Nobel, concedido todos os anos pela Real Academia de Ciências da Suécia.
Sabias que apenas dois portugueses receberam prémios Nobel?

Egas Moniz - Prémio Nobel da Medicina em 1949 e José Saramago - Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Sem comentários: