D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

quarta-feira, setembro 17, 2008

A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS


A Ordem do Templo nasceu por volta de 1120 por iniciativa de cavaleiros, em Jerusalém, e foi oficializada, em 13 de Janeiro de 1128, pelo Concílio de Troyes (França), notificado, apenas, para o reconhecimento e aprovação da Ordem dos Templários pela Igreja. Esta Ordem seguia as Regras preparada por São Bernardo, que constituíam um conjunto de deveres militares e religiosos.
A partir desta data a Ordem começou a receber doações que a deixaram rica. Em Portugal entre os seus primeiros doadores esteve D. Teresa que, em 1128, doou o Castelo e a mercê de Soure, nas margens do Mondego. As doações deixam a Ordem rica
Esta Ordem militar e religiosa tinha como objectivos proteger a Terra Santa, garantir a segurança nos acessos a Jerusalém (sobretudo ao Santo Sepulcro) e a outros lugares queridos dos cristãos como Belém, Nazaré ou o Rio Jordão. Na Península participaram nas lutas da Reconquista Cristã.
Chamaram-se Templários porque o seu quartel-general de Jerusalém esteve instalado não no que fora o Templo, mas no Palácio do Rei Salomão, descrito como “o palácio que se chama Templo de Salomão”.
A ordem foi suprimida em 1312 pelo rei de França, Filipe, o Belo, e pelos seus conselheiros.

Sem comentários: