D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sábado, setembro 20, 2008

STONEHENGE


O nome Stonehenge se origina de stan (pedra) e hencg (eixo), palavras do inglês arcaico. É o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há nada idêntico em todo o mundo. É feito de ossos de animais calcinados e de restos de recipientes de barro em grandes quantidades, e ainda de pedras de sílex. O círculo de Stonehenge, cuja data de edificação se desonhece, é constituído por 80 pedras azuis. Estes 80 fragmentos de arenito cinzento (conhecidas como “pedras azuis”) pesam entre 26 a 50 toneladas e chegam a medir 5 metros de altura, foram levados Preselli para a Planície de Sulisbury , distantes 240 km. Estas pedras azuis, talvez, tenham sido transportados em jangadas ao longo da costa galesa e depois, rio Avalon acima, até Bristol, seguindo primeiramente por via fluvial e depois por via terrestre. Estas pedras chegaram ao local antes de 2500 a.C.. O monumento deixou de ser usado por volta de 1500 a.C..O significado deste monumento é um mistério. Muitos têm sido os significados que lhe têm sido atribuídos: templo do sol ou da lua, calendário astronómico, cidade dos antepassados, centro de cura, representações de pedra dos deuses.
As pedras azuis colocadas dentro dos pilares guardam um dos significados atribuídos ao monumento - um local de cura milagrosa. Esta hipótese apoia-se na descoberta de restos humanos: ossos partidos, vestígios de operações ao crânio. Inscrições neolíticas gravadas nas rochas, em Preslli Hills indicam que os povos acreditavam que estas rochas eram mágicas e as águas apresentavam propriedades curativas.
Aqui surgiram cinzas de 250 corpos, o que sustenta a hipótese de este era um local de culto, de adoração dos antepassados e de comunhão com os mortos. Por isso, é também considerado o maior cemitério da Grã-Bretanha antigo.
Recentemente, foi encontrada na zona de Durrington Wall, a cerca de três quilómetros do monumento, a maior aldeia do Neolítico. As investigações apontam para a possibilidade de terem existido ali, há 4500 anos, cerca de 100 habitações. Acredita-se que esta aldeia possa ter albergado "os operários" que edificaram o monumento. Estas casas, com aproximadamente 5 m2 cada, eram feitas de madeira, com chão de terra batida e uma zona central para fazer o fogo.
Os vestígios encontrados - grande quantidade de ossos de animais - mostram que foi, também, um local de festas – talvez o 1.º festival de entrada livre - e rituais em determinadas épocas do ano, que atraíram mais de uma centena de pessoas. Os restos de animais testemunham os "banquetes" colectivos nessas ocasiões.

Sem comentários: