D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

segunda-feira, outubro 20, 2008

D. Manuel I


Sabias que... D. Manuel I foi o único rei a subir ao trono sem ser descendente ou irmão do seu antecessor, D. João II.
D. João II tomou D. Manuel a seu cuidado quando este tinha apenas 15 anos de idade, estimou-o como filho e doou-lhe todos os bens, fê-lo mercê da Covilhã e de Vila Viçosa e atribuiu-lhe as funções de governador do mestrado da Ordem de Cristo, de Condestável do Reino e de fronteiro-mor de Entre Tejo e Guadiana. D. Manuel teve como divisa a esfera dada por D. João II. Usou ainda o título de Duque de Beja e Senhor de Viseu.
D. Manuel estava em Alcácer do Sal com a sua irmã, a rainha D. Leonor, quando D. João II faleceu, a 25 de Outubro de 1495.
Os portadores do testamento que instituía D. Manuel como herdeiro do trono, chegaram a Alcácer a 26 de Outubro, uma 2.ª feira.
Na 3.ª feira, dia 27, D. Manuel foi aclamado e jurado Rei, pela Rainha, pelos prelados, senhores e fidalgos que lá se encontravam.
Mais tarde, a 30 de Outubro de 1500, foi em Alcácer que o novo rei, com dois anos de viuvez, se casou com a sua segunda esposa, D. Maria de Castela, aqui chegada nesse dia, acompanhada desde a fronteira portuguesa de Moura por um radioso cortejo da maior nobreza e mais alto clero de Portugal. Deste matrimónio nasceram 9 filhos, sendo o primogénito, D. João III, quem sucedeu a D. Manuel.
A 23 de Abril de 1516, D. Manuel concedeu o foral novo a Alcácer do Sal.

Armas de D. Manuel I. O escudo é idêntico ao de D. João II, mas o número de castelos da bordadura fixou-se em oito.
in http://carreiradaindia.net
Curiosidade recolhida por Carolina Grilo, 6.º A

Sem comentários: