D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

sábado, outubro 25, 2008

Portugal/Japão - elos de ligação

Em 1543, Fernão Mendes Pinto e outros navegadores, empurrados por um temporal, chegaram a Tanegashima, (ilha da semente) uma pequena ilha do sul do Japão, sendo os primeiros europeus a estabelecer contacto com o Japão. Durante o século XVI, foi grande a influência portuguesa no país. Curiosos e desejosos de conhecer novas ciências, culturas e povos, deste contacto adquiriram, aprenderam e conheceram:
# Uma concepção correcta da configuração do planeta, dos seus continentes, povos e oceanos;
# Novos e diversos produtos e técnicas – metalúrgicas, de construção naval e meios de comunicação;
# As roupas e armaduras ocidentais que os deslumbraram;
# Novas línguas, como o português e o latim; novas palavras que enriqueceram o seu vocabulário;
# Novas noções estéticas e científicas e diferentes estilos artísticos, a pintura a óleo, a matemática, a geografia, a engenharia e a música;
# Um novo estilo urbanístico; em 1570, foi fundada a cidade de Nagasaki, com influência deste novo estilo: localizada numa baía rodeada de montanhas, desenhada em função do seu porto e nascida das necessidades do comércio marítimo português.
# Novos pratos foram introduzidos na culinária japonesa: o bolo “kasutera”, desenvolvido a partir do pão-de-ló português; o bolo japonês “konpeitoo” com origem no “confeito”. a “Tenpura”, (prato de peixe e legumes) que deriva de “(Quatro) Têmporas”, usado antes da Páscoa no período de jejum como o nosso “Tenpura", Keiran Somen (fios de ovos de galinha - fios de ovos,Aji no Namban zuke (carapaus alimados ou de escabeche),Chiken Namban (Frango Namban - um tipo de frango panado)
# Novas espécies animais e vegetais: figueira, pereira, pessegueiro, marmeleiro, oliveira, videira e o hábito de criação e consumo de animais domésticos, como por exemplo: a galinha, o pato e o coelho.
# A medicina ocidental, ensinada pelo missionário Luís de Almeida Em Oita (Funai) foi fundado o primeiro hospital e ali foi realizada a primeira operação cirúrgica. A Luís de Almeida se deve, também, a criação do primeiro orfanato e a introdução do leite animal na alimentação infantil.
# A tipografia. Em 1590, os missionários levaram para o Japão uma impressora com caracteres móveis - blocos de madeira ou metal onde estão esculpidas ou fundidas as letras. Foram depois produzidos caracteres japoneses que permitiram a impressão do primeiro dicionário de Japonês/Português (primeiro dicionário de japonês numa língua ocidental), das primeiras gramáticas de língua japonesa e trabalhos de carácter religioso. Em 1591 foi impresso o primeiro livro em japonês “A Doutrina Cristã”, em Amakusa (Kumamoto).
# Invenções revolucionárias como os óculos e a espingarda, as teppó, e com ela o uso da pólvora.
in http://www.embaixadadeportugal.jp/centro-cultural/curiosidades/pt/
in “A primeira espingarda introduzida no Japão”
Curiosidade recolhida pelo aluno António Carvalho, 6.º A

Sem comentários: