D. Pedro IV

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segunda-feira, outubro 20, 2008

SABIAS QUE...

Nos finais do século XV e no início do século XVI, o português Bartolomeu Crescêncio inventou um dos mais antigos aparelhos que se conhece - abarquilha ou barca - para medir a velocidade de um barco. O aparelho é constituído por uma peça de madeira de secção triangular, o Batel, com um bordo arqueado cheio de chumbo para que fique na posição vertical dentro de água. Num tambor, chamado Carretel, está enrolado um cabo de massa que liga ao batel. Este aparelho apresenta uma graduação feita com marcas espaçadas no cabo de massa. A partir do batel deixa-se um comprimento de cabo igual ao comprimento da embarcação, colocando aí um trapo vermelho, a partir do qual se dá, de 14.46 em 14.46 metros, um ou mais nós de barca na linha.
Como se media a velocidade? Deitava-se o batel à água e o cabo de massa ia desenrolando do carretel. Ao atingir o trapo vermelho, o oficial que faz medição da velocidade, diz ao moço que segura a ampulheta «vira». Iniciava-se a contagem do tempo, durante 30 segundos. Mal a ampulheta acabava de correr, o moço grita «topo», . Contam-se o número de nós que saíram, correspondendo a esse número a velocidade em milhas náuticas por hora.
Para velocidades superiores a 6/7 nós usavam-se ampulhetas de 15 segundos e a velocidade calculava-se duplicando o número de nós saídos. Por isso, a unidade de velocidade na água chama-se NÓ.
in www.re-fazerahistoria.blogspot.com/ www.cienciaviva.pt
Curiosidade recolhida por António Serra, 6.º E

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