D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, junho 14, 2011

Incas - Guerra de dois irmãos


A chamada Guerra dos Dois Irmãos é o capítulo da história do Império Inca que precede o seu epílogo com a conquista espanhola por Francisco Pizarro.
Quando Huayna Capac se tornou o imperador inca, houve uma guerra de sucessão que algumas fontes sustentam que durou cerca de doze anos. A causa alegada da guerra é que Huayna fora muito cruel com o povo. Mas a crueldade não parou, muito pelo contrário, aumentou com a divisão das suas terras entre os dois filhos que o Imperador Huayna Capac possuía.
Segundo relatos, a versão mais provável das razões primordiais desta guerra é de que o Imperador Huayna Capac teria dividido o Império Inca entre seus dois filhos: uma parte maior, com sede em Cuzco abrangendo os territórios ao Sul, que foi atribuída ao seu filho Huascar considerado como pessoa horrível, violento e quase louco junto com o título de Imperador (Supa Inca), e outra, menor, com sede em Quito abrangendo os territórios do norte, que coube ao seu outro filho Atahualpa por serem terras de sua mãe, uma princesa de Quito.
Quando Huayna Capac morreu, o império estava desgastado e ocorreu uma disputa entre seus dois filhos, a guerra civil de sucessão se travou entre os dois irmãos, chamada Guerra dos Dois Irmãos, na qual pereceram cerca de cem mil pessoas.
Nesse meio tempo, rumores se espalharam pelo Império Inca como fogo, sobre um estranho 'homem barbado' que 'vivia numa casa no mar' e tinha 'raios e trovões em suas mãos'. Este estranho começava a matar muitos dos soldados incas com doenças que trouxera.
Foi neste momento crítico que o estranho homem barbudo Francisco Pizarro e seus espanhóis da "Castilla de Oro" chegaram.
Em 16 de novembro, do ano de 1532, Francisco Pizarro, um soldado rude e analfabeto, marchou sobre os Andes, certamente sem enfrentar qualquer oposição e, juntamente com os seus 150 soldados e aproximadamente 20 cavalos capturaram Atahualpa e seus nobres.
Atahualpa foi executado alguns meses depois e, junto com a sua morte acabava a "existência independente de uma raça nobre". Era o começo do fim de Tawantinsuyo, Império das “Quatro Partes do Mundo”, assim chamado pelo povo, o Império Inca.

Sem comentários: