D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

domingo, junho 30, 2013

O PORTO DE LISBOA

Eu sou o David
um rico burguês,
vivo no século XVI
e tenho orgulho em ser português!

Fui ao Terreiro do Paço
para passear,
e qual não foi o meu espanto
de ver tanta gente a trabalhar!

No Paço da Ribeira
as naus observei,
e também o palácio
da rainha e do rei.

De África e do Oriente
vinham muitas mercadorias
que foram guardadas na Casa da Índia
e antes em feitorias.

Fui à Ribeira das Naus
ver a sua construção,
mais tarde fui vê-las
partir na sua missão.

E a seguir fui à Alfândega Nova
ver o armazém cheio de mercadorias
e que estas do estrangeiro vinham
e a maior parte eram especiarias.

Fui ao Terreiro do Trigo
onde este é armazenado,
metido em sacas
e todo empilhado.

No fim desta aventura,
fui à Rua Nova dos Mercadores
vi muita gente como eu,
todos eles trabalhadores!

É bom estar de volta a casa
após tanta energia despendida,
acabo este meu poema
com esta quadra de despedida!


David Lopes 5º C nº7



Sem comentários: