D. Pedro IV

D. Pedro IV

Procure outros sítios curiosos


Search WWW Search passadocurioso.blogspot.com

terça-feira, outubro 25, 2016

No dia 24 de setembro...



No dia 24 de setembro de 1834, morre o rei de Portugal D. Pedro IV, que tinha abdicado do trono a favor da sua filha D. Maria II.

Neste dia, em 1822, foi aprovada a primeira lei fundamental portuguesa, acabando assim o regime absolutista para se inaugurar em Portugal uma monarquia constitucional, baseada nas ideias liberais.
Resultado de imagem para D Pedro IV


D. Pedro IV, o Rei - Soldado (1798-1834)





Algumas curiosidades sobre D. Pedro IV:
  • O seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco
António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga
 Pascoal Cipriano Serafim.
  • D. Pedro IV era descrito como (descrição no português antigo): «Na mocidade pintam-n´o branco, rosado, vivaz nos olhos, alto, desempenado como um pinheiro novo saudável e destro. Intellectualmente, não se avantajava muito a seu irmão D. Miguel: tinha porém um certo pendor, não convenientemente cultivado, para as bellas - artes. Amava a musica, como um bom Bragança […] As aptidões musicaes de D. Pedro, mais tarde dirigidas pelo maestro Neukomm, produziram, que se saiba, uma obra em portuguez, composta em Pariz, varios trechos de musica religiosa, uma symphonia a grande orchestra, o hymno da Carta, e o novo hymno constitucional. Madrugador, desde os tempos moços do Palácio de S. Cristóvão; trabalhador e estudioso – o descrevia Mansfeldt; - tenaz, assíduo, recto e justo – lhe chamara o pintor Debret; - laborioso, corajoso, heróico e frugal – o classificara Maler; - de índole caprichosa e entusiasta, e de trato afável e natureza bondosa – o caracterizara Armitage».

“A Monarquia Portuguesa – Reis e Rainha na História de um Povo” Seleções do Reader`Digest
 Ana Beatriz Oliveira Nº 3       6ºJ
O motivo da minha escolha tem  a ver com o facto de ter o nome da minha escola.




Sem comentários: